Cidade de Maputo instala primeiro túnel de desinfecção no mercado de zimpeto

No âmbito do programa “Stop COVID-19” Município de Maputo instala no mercado grossista do Zimpeto o primeiro túnel de desinfecção em massa contra o novo Coronavírus. Espera-se que a infraestrutura beneficie cerca de dois mil utentes que diariamente fazem compras naquele mercado onde trabalham mais de mil vendedores.

A Pandemia do novo Coronavírus continua a alastrar-se. A comunidade científica luta dia e noite para travar a COVID-19. Enquanto não haver ainda cura a prevenção é a melhor arma.

E a sociedade é neste momento obrigada a reinventar-se para continuar a sobreviver. E é movido por esse espírito que o município de Maputo e seus parceiros instalaram no mercado grossista de Zimpeto o túnel de desinfecção em massa, composto por um tanque com água limpa misturada com cloro, anexado a uma electrobomba e aspersores fixos que através de um sensor provocam um vapor que se espalha e desinfecta por completo a pessoa.

Entretanto esse acto de desinfecção não é definitivo, é necessário que a pessoa continue a observar as medidas recomendadas de prevenção. E por baixo do túnel tem um pedilúvio que também desinfecta os pés.

O edil de Maputo, Eneas Comiche na companhia da esposa fez a entrega daquele equipamento. Comiche revelou que inspirou-se na iniciativa do município de Chimoio que antes de Maputo era o primeiro e único com túnel de desinfecção instalado no país.

“Vimos a primeira vez um túnel de desinfecção em Chimoio, nessa ocasião a minha mulher e eu tivemos a oportunidade de saudar o presidente do município de Chimoio, e eu disse que nós gostaríamos de ver essa transferência de tecnologia para a cidade de Maputo, mas graças à comunidade momentana não foi necessário esperar porque essa tecnologia já estava aqui instalada,” disse Comiche.

Não foram revelados os montantes aplicados na aquisição e montagem do túnel, que foi instalado com a parceria da comunidade nomentana. O Presidente daquela comunidade Salim Karim deu a conhecer que no âmbito da luta contra a COVID-19 a contribuição da comunidade vai prosseguir.

“Para além de produção e distribuição gratuita de máscaras e desinfecção de ruas estamos aqui presentes para proceder a entrega deste túnel de desinfeção”, disse Salim Karim.

Os vendedores que estavam aos cânticos louvaram a iniciativa, pois sentem que estão reforçadas as medidas de prevenção naquele que é considerado maior aglomerado populacional.

Nilza Chaúque uma das vendedeiras que falou à reportagem do Jornal “O País” deixou ficar seu sentimento nos seguintes termos “atendendo e considerando a pandemia, é uma bênção, oxalá que todos consigamos utilizar e faça seu efeito”.

E era notável a azafama no novo túnel instalado na entrada principal do mercado onde os utentes também elogiam a iniciativa, tal é o caso de Armando Rafael.
“Vale a pena, vale a pena principalmente depois do rumor que houve a cerca do nosso presidente da cidade de Maputo e foi ele a vir para dar moral as pessoas, vale apena.”

Os parceiros do município de Maputo doaram até agora mais de 3 mil máscaras para serem distribuídas gratuitamente aos mais vulneráveis e carenciados. E sabe-se também que os túneis de desinfeção vão ser instalados em todos pontos de maior concentração na chamada Cidade das acácias

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *