Covid-19: Conheça os sete factores que te colocam em maior risco

Como em qualquer doença, um componente essencial para prevenir a infeção por Covid-19 é descobrir o risco de contrair a mesma.

Assim, ainda que não saibamos tudo sobre a doença, a Eat This, Not That! enumera sete fatores de risco à luz dos conhecimentos atuais.

1. Tipo sanguíneo

Já dois estudos científicos concluíram que aqueles com sangue tipo A correm um risco significativamente maior de contrair a doença e aqueles com tipo sanguíneo O são menos propensos. Ainda não se sabe exatamente porquê, mas a ciência acredita estar relacionado com a imunidade.

2. Dados demográficos

Já ficou claro que a idade é um dos fatores de risco mais relevantes, especialmente para a gravidade em caso de infeção. Outra pesquisa descobriu que os homens têm uma probabilidade ligeiramente maior de dar positivo do que as mulheres, embora não esteja exatamente claro o porquê.

3. IMC

A obesidade – caracterizada como um índice de massa corporal (IMC) igual ou superior a 40 – é um fator de risco definido para o Covid-19.

4. Um sistema imunitário comprometido

É sabido que um sistema imunitário enfraquecido tem uma capacidade reduzida para combater doenças infecciosas.

5. Fumadores

Embora exista um estudo francês que afirma que nicotina pode ter um efeito ‘protetor‘ contra a doença, as indicações das autoridades de saúde são para não fumar, afirmando que esta condição está associada à progressão negativa da patologia.

6. Certas condições pré-existentes

Existem condições pré-existentes específicas que podem colocar os indivíduos em maior risco de Covid-19. Isso inclui problemas cardíacos graves, diabetes, doença pulmonar crónica, asma moderada a grave e doença renal crónica.

7. Dados geográficos

Se estiver numa região onde há mais casos relatados do vírus, é natural que esteja mais exposto.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *