Covid-19: Os 10 sintomas chave e comprovados que não pode ignorar

Febre, tosse seca persistente e falta de ar ou dor ao respirar são os sintomas mais comuns detetatos em pessoas infetadas com o novo coronavírus.

Contudo, e conforme avança um artigo publicado na CNN, existem outros sinais de alarme – muito semelhantes aos de uma simples constipação ou gripe, e outros ainda mais invulgares.

Qualquer sintoma pode manifestar-se entre dois a 14 dias após o momento da infeção, segundo a organização governamental norte-americana Centers for Disease Control and Prevention.

Eis, de acordo com a CNN, dez sintomas indicadores de que você ou um amigo ou familiar podem estar a sofrer de Covid-19. Muita atenção.

1. Falta de ar ou sensação de dor no peito ao respirar;

2. Febre;

3. Tosse seca persistente (sem a presença de muco);

4. Arrepios e dores musculares;

5. Confusão mental e desorientação;

6. Problemas gastrointestinais – incluindo dor de barriga e diarreia;

7. Conjuntivite ou vermelhidão ocular;

8. Perda de olfato e paladar;

9. Fadiga (fora do normal e sem explicação aparente);

10. Dor de cabeça, garganta irritada e congestão nasal.

William Schaffner, professor de medicina preventiva e de doenças infeciosas na Faculdade de Medicina da Universidade de Vanderbilt, em Nashville, nos Estados Unidos, disse em declarações à CNN: “enfatizo que pessoas que sofram de um pequeno conjunto de sintomas extremamente importantes e impactantes para a saúde – que incluem febre e qualquer coisa relacionada o trato respiratório inferior tal como tosse ou dificuldades respiratórias – devem procurar assistência médica de modo a serem testadas para o novo coronavírus“.

Se estiver a experienciar sintomas contacte a linha de atendimento do Serviço Nacional de Saúde – SNS24 808 24 24 24.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *