Covid-19: Os novos sintomas que podem causar danos permanentes no cérebro

Desde febre a tosse seca persistente, o novo coronavírus ou SARS-CoV-2 está associado a vários sintomas desagradáveis e até dolorosos.

E agora os cientistas alertam que alguns desses sinais menos conhecidos estão a afetar severamente o cérebro de alguns doentes.

Esses sintomas incluem confusão, dores de cabeça e por vezes delírio.

Em declarações à publicação Healthline, o médico neurologista Halim Fadil, clínico no hospital Texas Health Arlington, nos Estados Unidos, explicou: “muitos doentes com Covid-19 têm vindo a reportar sintomas neurológicos, tais como dores de cabeça, confusão, convulsões e até derrames cerebrais”.

Os casos de delírio tendem geralmente a manifestar-se em indivíduos ligados a ventiladores, resultando de uma acumulação de dióxido de carbono no corpo.

O neurologista Kevin Conner disse: “pacientes que sofrem de delírios, podem experienciar alucinações auditivas, visuais, desorientação relativamente ao tempo e espaço, agitação, agressividade, oscilação no grau de consciência e o organismo pode não ser capaz de controlar o ciclo vigília-sono”.

Segundo Conner, a maioria (80%) dos pacientes internados nos cuidados intensivos experienciam algum nível de delírio.

Infelizmente, os especialistas alertam que o delírio pode em si provocar danos cerebrais a longo prazo, sendo que estes doentes têm ainda uma menor probabilidade de sobreviver à Covid-19.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *