Descoberto vírus para Android capaz de roubar dados de apps financeiras

Um grupo de investigadores pertencentes a uma empresa de segurança de nome Cybereason diz ter encontrado um novo software malicioso (‘malware’) em dispositivos Android. Trata-se um ‘trojan’ e é conhecido como EventBot, sendo capaz de reunir dados de apps de bancos, transferência de dinheiro ou de criptomoeda.

Os investigadores apontam que este ‘trojan’, além de conseguir reunir dados financeiros de apps como o Barclays, a Revolut, o Paypal e o Transferwise, é ainda capaz de intercetar mensagens, o que lhe permite contornar medidas de segurança como autenticação de dois fatores.

Cybereason aponta que o EventBot ainda está no começo do desenvolvimento e ainda não está ‘solto’ na loja oficial da Google mas avisam que pode ser “o próximo grande ‘malware’ mobile”, apontando para um “elevado nível de sofisticação” no código. De momento o conselho é que os utilizadores de smartphones Android obtenham as suas atualizações e apps de lojas fidedignas e protegidas.

“Ao aceder e roubar dados, o EventBot tem o potencial de aceder a dados cruciais de empresas, incluindo informação financeira. ‘Malware’ mobile não é assunto para rir e é um risco significativo tanto para organizações como pessoas”, apontou o responsável pela divisão de investigação da CybereasonAssaf Dahan.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *