Macimboa da Praia Ataques de Insurgentes Na Madrugada

Na madrugada desta segunda-feira, um grupo de insurgentes tomou de assalto a vila de Mocímboa da Praia, em Cabo Delgado, e fez subir a sua bandeira, confirmou a Polícia. O ataque começou depois das 04h00 e prolongou-se até ao sol nascer. Até à publicação desta matéria, as Forças de Defesa e Segurança combatiam os insurgentes.

Um outro relato indicou que, em bairros periféricos, os membros dos grupos armados estão a juntar a população em mesquitas como acontece no bairro de Milamba.

Estes ataques têm acontecido sobretudo no meio rural, mas Mocímboa da Praia é um dos principais centros urbanos da região, sede de distrito, servido pela única estrada asfaltada que cruza a província e com um aeródromo apto a receber voos internacionais.

“Eles chegaram de madrugada” fazendo-se transportar em “barco e começaram a disparar. Depois passaram (os malfeitores) da minha casa a rezar” empunhando as “bandeiras pretas escritas em Árabe, em direcção ao centro da vila”, revelou um cidadão que descreveu a situação como crítica.

Trata-se da vila onde em outubro de 2017 começou a ameaça armada que tem atormentado Cabo Delgado.

Mocímboa da Praia fica a 90 quilómetros a sul de Palma, distrito onde estão a ser construídos grandes projectos internacionais de exploração de gás natural.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *