Município de Chimoio introduz pagamento online de impostos e taxas

A partir desta segunda-feira, 20 de Abril, os munícipes de Chimoio já não precisam sair de casa para pagar impostos no Conselho Municipal local. Essa tarefa pode se fazer a partir de qualquer ponto por via electrónica, uma iniciativa que tem em vista a observância distanciamento social.

Com os números de casos de COVID 19 a subirem, o município de Chimoio decidiu conceber uma plataforma online de pagamento de impostos, designada SISCADI, como forma de evitar aglomeração de munícipes.

A partir de um telemóvel, o munícipe pode aceder a plataforma, introduzir o seu Número de Identificação de Contribuinte, visualizar o valor do imposto a pagar e proceder o pagamento.

Segundo Julião Gueze, vereador das Finanças no Conselho Municipal de Chimoio, até ao momento já foram inscritos na plataforma, cerca de 47 mil munícipes dos pouco mais de 87 mil que deverão ser abrangidos pelo sistema.

“No acto de cadastramento, o munícipe recebe um código, o qual deverá passar a usar para efeitos de pagamento por via m-pesa, transferência bancária ou outros métodos que permitem evitar o contacto directo com funcionários da área de facturação”, explicou Gueze, para quem visando garantir a segurança do próprio munícipe, “após o pagamento, recebe no seu correio electrónico, o respectivo recibo de pagamento”.

Para os munícipes a plataforma é bem-vinda, uma vez que reduz o contacto entre pessoas, uma das causas de propagação de coronavírus.

Zacarias Chironda, que estava na fila para efectuar o pagamento de Imposto Predial Autárquico revelou, ao “O País”, não ter ainda conhecimento da existência da plataforma, mas acredita que vem facilitar a vida dos munícipes que tinham que se deslocar para o município e mesmo assim, chegar e ter de cumprir a fila para proceder o pagamento de taxas e impostos.

“Acredito que essa iniciativa, se veio para ficar será bem positiva, uma pessoa pode fazer pagamentos na sua própria casa, sem ter que estar em aglomerados”, referiu.

Numa primeira fase, a plataforma está disponível para pagamento de Imposto Pessoal Autárquico, Imposto Predial Autárquico e taxas relativas a afixação de publicidade na urbe.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *