Subiu para 24 o número de contactos identificados do primeiro caso confirmado de COVID-19 em Inhambane

Quarenta e oito horas depois da confirmação do primeiro caso da COVID-19 em Inhambane, pelo menos 24 contactos já foram identificados, entre eles 10 são da família. Todos os contactos foram submetidos a quarentena obrigatória, ao mesmo tempo que são colhidas amostras para análises laboratoriais.

Ao todo são 13 amostras colhidas e enviadas esta terça-feira para análise no laboratório do Instituto Nacional de Saúde e os resultados são esperado esta quarta-feira. Segundo o directo e do INS Ilesh Jani, a medida que a investigação avança serão identificados novos contactos, mas também se algum destes contactos for der positivo para o Coronavírus, o número de contactos poderá subir.

A fonte esclareceu que todos os contactos foram submetidos a quarentena domiciliar e vão continuar pelos próximos 13 dias, mesmo que os testes deem negativo para a doença.

Até ao momento, as autoridades de saúde ainda não sabem a origem da contaminação do primeiro caso confirmado em Inhambane, mas trabalham para identificar todos os contactos para por um lado quebrar a cadeia de transmissão, mas também poder identificar o foco de contaminação deste caso. Ilesh explicou ao “O Pais” que não se tem conhecimento de nenhum foco de transmissão comunitária na província, sendo assim difícil para já, dizer de onde veio esta contaminação.

A confirmação do caso de Inhambane só foi possível graças a vigilância activa no Hospital Provincial de Inhambane e por isso pondera-se a extensão da vigilância. É que o jovem foi a aquela unidade sanitária com tosse e dores musculares, e foi submetido a análise de malária que entretanto deram negativo. Só aí, foram colhidas amostras para teste de Coronavírus que deram positivo para a doença.

Com a criação de novos pontos de vigilância activa, pretende-se por um lado identificar novos pontos de infecção, mas também, quebrar todas correntes de transmissão.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *