Três profissionais de saúde infectados pelo coronavírus em Nampula

O distrito de Mogovolas, em Nampula, tem três profissionais de saúde infectados pelo coronavírus e fazem parte de um total de 8 casos activos da doença naquele ponto do país.

A cerca de 90 km da cidade de Nampula situa-se o distrito de Mogovolas, ao longo do corredor que vai até à cidade de Angoche, na parte costeira. Mogovolas foi o primeiro ponto a ter um caso positivo de Coronavírus, fora da cidade de Nampula e foi a partir desse caso que começou a contaminação no distrito, tal como confirmou o administrador distrital, Iazalde Husseine, tendo atingido um cumulativo de 18 casos, dos quais, 8 activos e os restantes já recuperados.

“Nos desdobramos bastante quando tivemos conhecimento do primeiro caso. Fomos atrás desse caso, sobretudo os contactos, e isto fez com que de forma muito rápida conseguíssemos estancar, por isso temos esses números”, assegurou o administrador daquele distrito, tendo destacado a introdução da desinfecção de viaturas que escalam Mogovolas idos da cidade de Nampula, medição da temperatura corporal dos passageiros que fazem o mesmo percurso, para além da instalação de pontos de lavagem obrigatória das mãos.

Os pacientes com covid-19 recebem apoio psicossocial, segundo as autoridades de saúde no distrito de Mogovolas, e os dois profissionais de saúde em causa beneficiam também de assistência alimentar. “Estamos a prestar apoio psicossocial aos pacientes, através dos nossos psicólogos que têm mantido contacto. Nós como sector temos feito visitas domiciliares e contactos permanentes, por um lado, para podermos saber qual é o nível de evolução; são todos assintomáticos”, avançou Alimo Consolo, director distrital de Saúde em Mogovolas.

O Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC) entende que o pessoal de saúde está muito exposto à doença, por isso foi a Mogovolas esta quinta-feira entregar material de protecção e de desinfecção.

“Viemos apoiar os distritos com a oferta de algum material de desinfecção e protecção e estamos a tentar apoiar mais o pessoal de Saúde que é o que está na linha da frente no combate a esta pandemia”, destacou Hélder Sueia, director regional-norte do INGC.

Neste momento, o distrito de Mogovolas é o segundo ponto da província de Nampula com maior número de casos cumulativos de coronavírus, depois da cidade de Nampula.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *